Prefeitura promove a proteção de mulheres durante a Festa do Peão de Hortolândia

26

Departamento da Mulher atuará nos seis dias de festa com distribuição de materiais impressos e acolhimento de mulheres vítimas de abuso

Garantir um ambiente seguro e acolhedor para todas as mulheres. É com esse objetivo que a Prefeitura de Hortolândia promove, a partir desta sexta-feira (10/05), a campanha “Não é Não: Pediu para Parar, Parou”. A ação é uma iniciativa do Departamento da Mulher, órgão vinculado à Secretaria de Governo. A campanha estará disponível ao público feminino por meio de uma tenda montada no recinto de shows da Festa do Peão de Hortolândia, entre os dias 10 a 19 de maio.

Ancorada na Lei Estadual 17.635 de 2023, a campanha “Não é Não” tem o objetivo de identificar e combater o assédio sexual e a cultura do estupro praticados contra as mulheres, sobretudo em eventos festivos e de grande aglomeração de pessoas. Assim como aconteceu na edição da Festa do Peão do ano passado, a campanha contará com a atuação de equipes do Departamento da Mulher em todos os dias de show.

A diretora do Departamento da Mulher de Hortolândia, Josefa Teixeira, explica que a ação busca combater um comportamento enraizado na sociedade. “Apesar de ser uma festa para todos, a figura da mulher continua sendo objetificada. O Departamento da Mulher se faz presente na Festa do Peão justamente para estimular que este pensamento seja repensado. O objetivo principal é promover valores como respeito e igualdade de gênero e acabar com a cultura da violência contra a mulher. Queremos que as mulheres se sintam seguras e saibam que poderão ser acolhidas pelas profissionais do Departamento da Mulher”, declara Josefa.

Durante os seis dias de shows da Festa do Peão de Hortolândia, a campanha “Não é Não” contará com a atuação de assistente social, psicólogas e advogadas, todas integrantes do Departamento da Mulher. Além de promover o acolhimento para eventuais situações de abuso, as equipes atuarão no trabalho preventivo, compartilhando informações acerca dos direitos das mulheres, importunação sexual e sobre a Lei Maria da Penha. A conscientização do público será realizada por meio de distribuição de materiais impressos e de adesivos com o slogan “Não é Não”. A campanha terá o apoio da Guarda Municipal.

Fonte: Prefeitura Municipal de Hortolândia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui