Hortolândia vacina mais de 300 pessoas contra a Dengue, no sábado (27/04)

34

A Prefeitura também imunizou 300 moradores contra a gripe

Hortolândia imunizou 379 pessoas contra a Dengue. Esse é o resultado da vacinação contra a doença realizada pela Prefeitura no sábado (27/04). A vacina foi oferecida para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém, das 8h às 17h. Também no sábado o município fez a vacinação contra a gripe. Foram imunizadas 311 pessoas dos públicos-prioritários da campanha deste ano. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes, o secretário de Saúde, Denis André José Crupe, e o secretário de Governo, Cafu Cesar, acompanharam a vacinação nas UBSs.

O aumento dos casos de Dengue que tem sido registrado no Brasil neste ano é motivo de preocupação para a população, como é o caso da enfermeira Viviane Cardoso Machado, de 39 anos, moradora do Jardim das Colinas. Ela levou seu filho, Miguel, de 11 anos, para ser vacinado na UBS Campos Verdes.

“Sou profissional da área da saúde e acompanho como os casos de Dengue estão aumentando, principalmente os casos graves. Ano passado, eu e meu esposo tivemos Dengue. Por isso trouxe meu filho para ser vacinado logo”, contou a enfermeira.

A farmacêutica Ligia Domingues Ferreira, de 40 anos, moradora do Parque Olívio Franceschini também está preocupada com a epidemia da doença. Ela também levou os filhos Pedro, de 10 anos, e Felipe, de 14 anos, para serem vacinados contra a Dengue na UBS Campos Verdes. “Trouxe meus dois filhos para serem vacinados pela gravidade da epidemia. Se temos a oportunidade da vacina gratuita, é bom aproveitar e deixar nossos filhos protegidos”, destacou a farmacêutica. O menino Felipe deu o recado para os jovens da sua idade sobre a importância de se imunizar contra a doença. “Tenho um amigo que pegou Dengue e ficou muito mal. Não gosto muito de tomar vacina, mas ficar protegido é bom. Acho que todos da minha idade deveriam vir”, aconselhou o menino.

Os idosos aproveitaram o sábado para se protegerem contra a gripe. Esse foi o caso da modelista Maria Alves Teixeira, de 68 anos, moradora do Jardim Santa Clara do Lago. “Tomo a vacina da gripe todos os anos. Nunca tive reação e acho importante me proteger. Antes das vacinas eu tinha gripe com sintomas mais fortes, mas depois que comecei a me imunizar as gripes vêm bem mais leves”, salientou a idosa.

VACINAÇÃO EM TRÊS UBSs

A Secretaria de Saúde reforça que durante a semana a vacinação contra a Dengue é realizada, das 8h às 15h30, nas UBSs Amanda I, Campos Verdes e Figueiras. Cada unidade faz a vacinação em dias diferentes da semana (confira abaixo o cronograma de cada UBS).

De acordo com a orientação preconizada pelo Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue é feita com duas doses. O intervalo da primeira para a segunda dose é de três meses. Para receber a vacina é necessário apresentar algum documento com foto e CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). A Secretaria de Saúde reforça uma vez mais que a vacinação é, por enquanto, somente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Hortolândia iniciou a vacinação contra a Dengue no dia 17 deste mês.

Crianças e adolescentes que tenham tomado recentemente alguma vacina atenuada devem aguardar 30 dias para poder receber a vacina contra Dengue. São exemplos de vacina atenuada a de Febre Amarela e a Tríplice Viral.

Caso a criança ou o adolescente tenha sido imunizado recentemente com alguma vacina inativada, como a de gripe ou a de COVID-19, o intervalo para poder receber a vacina contra a Dengue é de 24 horas.

GRIPE

A campanha de vacinação contra a gripe prossegue até o dia 31 de maio nas UBSs. A vacinação é feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30.

Os públicos prioritários da campanha deste ano são crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos acima de 60 anos, gestantes e puérperas. De acordo com a Secretaria de Saúde, a meta é vacinar 90% das pessoas desses quatro públicos prioritários.

Também estão incluídos na lista dos públicos prioritários da campanha deste ano povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidade a partir de seis anos, pessoas com doença crônica, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, caminhoneiros, população privada de liberdade e população em situação de rua. Para esses públicos não há meta de vacinação.

A Secretaria de Saúde reforça que para receber a vacina é necessário apresentar algum documento com foto e CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Na campanha deste ano, cada pessoa que recebe a vacina é identificada nominalmente, por meio do CPF, no sistema do Ministério da Saúde, tal como é feito na vacinação contra a COVID-19 e nas vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Confira os dias de vacinação contra a Dengue em Hortolândia:

– UBS Campos Verdes: segundas e quartas-feiras

– UBS Figueiras: terças-feiras

– UBS Amanda I: quintas e sextas-feiras

Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Hortolândia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui