Hortolândia registra boa procura no primeiro dia de vacinação contra Dengue

35

Prefeitura iniciou imunização contra a doença na UBS Campos Verdes, nesta quarta-feira (17/04)

Hortolândia registrou boa procura do público no primeiro dia da vacinação contra a Dengue. A Prefeitura iniciou a imunização contra a doença na UBS (Unidade Básica de Saúde) Campos Verdes, nesta quarta-feira (17/04). De acordo com a coordenadoria da unidade, durante a manhã tinham sido aplicadas 31 doses.

A coordenadora da UBS Campos Verdes, Marinete Maria da Silva, ressaltou ainda que também foi grande o movimento de pessoas em busca de orientação sobre a vacina. “Tivemos um grande número de pais, famílias e responsáveis que vieram à unidade para perguntar sobre a vacina e pedir mais informações”, destacou a coordenadora.

Conforme orientação preconizada pelo Ministério da Saúde, neste primeiro momento o público-alvo que recebe a vacina são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A imunização é feita com duas doses. O intervalo da primeira para a segunda dose é de três meses. Para receber a vacina é necessário apresentar algum documento com foto e CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

O Ministério da Saúde ainda determinou várias precauções e restrições a serem seguidas na vacinação contra a Dengue. A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, explica que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão do governo federal, licenciou a aplicação da vacina contra a Dengue em pessoas de 4 a 59 anos. Ana Paula ressalta que essa decisão foi pactuada pelo Ministério da Saúde com os estados. E, por sua vez, os estados pactuaram com os municípios.

Neste primeiro momento, somente serão imunizados crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Ana Paula explica que o motivo é que esse público foi o que apresentou maior número de internações registradas por causa da Dengue, de acordo com levantamento feito pelo Ministério da Saúde. A coordenadora ainda salienta que crianças e adolescentes de 10 a 14 anos não podem receber a vacina caso tenham contraído Dengue nos últimos 6 meses.

MAIS PRECAUÇÕES

O Ministério da Saúde ainda determina outras precauções. Caso a criança ou o adolescente tenha tomado recentemente alguma vacina atenuada deverá aguardar 30 dias para poder receber a vacina contra a Dengue. São exemplos de vacina atenuada a de Febre Amarela e a Tríplice Viral.

Já em caso da criança ou do adolescente ter sido imunizado recentemente com alguma vacina inativada, como a de gripe ou COVID-19, o intervalo para poder receber a vacina contra a Dengue é de 24 horas.

CRONOGRAMA

A Prefeitura de Hortolândia reforça que a vacinação contra a Dengue é feita das 8h às 15h30 nas UBSs Amanda I, Campos Verdes e Figueiras. Cada unidade fará a vacinação em dias diferentes da semana.

Nesta quinta e sexta-feira (17 e 18/04), haverá vacinação somente na UBS Amanda I (confira abaixo o cronograma de cada UBS). De acordo com a Secretaria de Saúde, Hortolândia recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado.

Em paralelo ao início da vacinação contra a Dengue, a Prefeitura de Hortolândia continua a executar semanalmente ações de busca ativa e nebulização para eliminar o Aedes aegypti, transmissor de Dengue, Zika e Chikungunya.

De acordo com a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, Hortolândia registra neste ano 3.451 casos notificados de Dengue, dos quais 756 casos positivos e nenhum óbito. Já de Chikungunya são 16 casos notificados, sendo um caso positivo. O município ainda não registra nenhum caso notificado de Zika neste ano.

Confira os dias de vacinação contra a Dengue em Hortolândia:

– UBS Campos Verdes: segundas e quartas-feiras

– UBS Figueiras: terças-feiras

– UBS Amanda I: quintas e sextas-feiras

Fonte: Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Hortolândia

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui