Hortolândia recebe Trem Iluminado de Natal, nesta sexta-feira (15/12)

59

Ação da empresa Rumo terá passagem de um trem com iluminação de LED na Estação Jacuba, entre 21h30 e 22h; haverá ainda apresentação musical e food trucks no local

O espírito natalino chega a Hortolândia de trem. A cidade receberá a ação “Rumo ao Natal”, nesta sexta-feira (15/12). Um trem decorado com fitas de LED passará pela via ferréa próxima ao Museu Municipal de Hortolândia Estação Jacuba. O museu está localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. De acordo com a Secretaria de Cultura, a passagem do trem está prevista para o horário entre 21h30 às 22h. A ação é promovida pela empresa Rumo para comemorar o Natal, com o apoio da Prefeitura. A concessionária é responsável pelo transporte ferroviário na região.

Para animar o público durante a espera pela passagem do trem, a Secretaria de Cultura promoverá uma programação especial, a partir das 19h, no museu. O grupo Quinteto Cultura, formado por servidores da Secretaria de Cultura, fará uma apresentação musical. O público poderá ainda desfrutar dos food trucks que estarão no local.

O público ainda poderá conhecer o museu, que estará aberto para visitação. O museu ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. O espaço guarda parte importante da história da cidade, com um acervo de objetos, fotos e materiais antigos.

Atualmente, o museu está com a exposição “Heranças Africanas – Do quilombo a Hortolândia”, inaugurada em novembro para marcar a comemoração do mês da Consciência Negra no município. A mostra destaca a contribuição da cultura negra na história da cidade. Um dos destaques da exposição é a homenagem a Jura do Pote, morador ilustre que se notabilizou como ardoroso defensor da cultura negra na cidade.

SEGURANÇA

De acordo com informações divulgadas pela empresa Rumo em seu site, o trem iluminado partirá de Americana, na sexta-feira, às 19h. A previsão é que o trem passe pela Estação Jacuba entre 21h30 e 22h.

A fim de evitar acidentes, a equipe do Museu Estação Jacuba orienta a população para permanecer na área da plataforma cercada com grade, que fica na área externa do museu, para acompanhar a passagem do trem. Assim, todos poderão tirar fotos ou fazer vídeos da passagem do trem com segurança. De acordo com a coordenação do museu, mais de 500 pessoas acompanharam a passagem do trem em 2022.

O público poderá ainda conferir a passagem do trem por meio da câmera de monitoramento instalada no museu. As imagens da câmera são exibidas em tempo real no canal no YouTube do grupo Railcam Brasil. O equipamento foi inaugurado em maio de 2022.

Fonte: Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Hortolândia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui