Amor dos moradores pela cidade

58

Média-metragem produzida pela Prefeitura teve sessões de exibição nesta quinta-feira (18/05)

Uma visão aérea que mostra o quão grande Hortolândia é hoje. Essa é a imagem que abre o filme “A cidade dos sonhos”, produzido pela Prefeitura para comemorar o aniversário de 32 anos de emancipação política do município. O filme teve uma sessão de pré-estreia fechada para autoridades e convidados, e depois uma sessão gratuita para o público, no cinema do Shopping Hortolândia, nesta quinta-feira (18/05).

O filme é um média-metragem com 45 minutos de duração. O enredo é sobre um morador, chamado Augusto, que conta a história de Hortolândia para sua neta, Tainá. Ao mostrar fotos antigas, o avô explica para a menina fatos sobre a formação e a evolução da cidade. A produção tem também  trechos em animação. O filme foi criado pela historiadora Julia Rany Campos Uzun e pelo videomaker Diego Freitas. De acordo com a Secretaria de Cultura, após a estreia, a ideia é disponibilizar o filme para a população e realizar sessões de exibição pela cidade.

Durante a pesquisa para realizar o filme, Julia e Diego entrevistaram 11 famílias tradicionais da cidade. “O filme destaca o amor e o carinho dessas famílias por Hortolândia. São pessoas que têm histórias de vida marcadas por muita luta e trabalho ao chegarem na cidade”, salienta Diego. No fim do filme, são exibidos depoimentos de integrantes das famílias que foram entrevistadas.

O secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, salientou que o filme é um marco para a cidade. “Para produzir o filme foi feito um trabalho de pesquisa de documentos e de história oral. Esse filme é um marco, pois é um registro da história oficial de Hortolândia. As famílias tradicionais que participaram do filme ajudaram a construir a história da cidade junto com a gente. Outro fato importante é que 80% do filme foi feito com profissionais da própria cidade”, destacou Bueno.

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes destacou que o filme é um momento histórico para a cidade. “O filme é um presente para a cidade, uma obra de arte. A Prefeitura inova com esse filme para comemorar o aniversário dessa linda menina que é Hortolândia. Parabéns para nossa cidade e gratidão a todos”, festejou o prefeito.

Para o secretário de Governo, Carlos Augusto César “Cafu”, o filme resume o bem sucedido trabalho coletivo realizado pelas secretarias municipais que formam a Prefeitura. “O segredo do sucesso da Administração Municipal é um todo. É a união das secretarias municipais, que juntas fazem tudo funcionar. Isso é reflexo das pessoas de Hortolândia, que é um povo guerreiro, forte e de muita fé”, enalteceu Cafu.

Após o fim da sessão, o morador Artur Camargo, integrante de uma das famílias tradicionais da cidade, que foi entrevistado para a produção, elogiou o filme. “Ficou bonito! Gostei muito. Hortolândia é uma cidade que está crescendo demais. As pessoas que moram aqui amam a cidade. Isso faz uma diferença fundamental para a cidade ser como é hoje”, destacou o morador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui