Projeto Escritores de Hortolândia lança livro de contos inspirados em vivências de presidiários

14

Projeto da Prefeitura promove o lançamento da obra “Matrícula”, de Jeferson Dantas, nesta terça-feira (18/06), às 19h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, no Jardim Amanda

A literatura tem o poder de reintegrar pessoas à sociedade. É isso que prova o livro “Matrícula”, de Jeferson Dantas. A obra literária será lançada pelo projeto Escritores de Hortolândia, realizado pela Prefeitura. O evento de lançamento será nesta terça-feira (18/06), às 19h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda.

O livro reúne 58 contos inspirados em histórias que o autor ouviu e coletou de presidiários. Ele cumpriu pena de 2013 a 2021. “Este livro é sobre histórias de como diversas pessoas acabaram recebendo a sua ‘matrícula’, ou seja, foram presas. Nas histórias encontra-se uma diversidade muito grande de classes sociais e etnias. Assim como também uma grande diferença de motivos pelos quais ocorreram essas prisões”, explica o autor.

A obra é o primeiro trabalho de Jeferson como autor. “Sempre escrevi textos, mesmo quando estava na prisão. Houve vezes que eu escrevia cinco histórias por dia. A experiência de escrever é gostosa. É uma grande alegria”, destaca o autor. Atualmente, Jeferson trabalha em pizzaria. Mas ele quer seguir em frente com a carreira literária. Tanto que pretende escrever um segundo volume do livro. “Será com histórias de pessoas que saíram da prisão e se ressocializaram”, conta Jeferson.

ESCRITORES DE HORTOLÂNDIA

O projeto Escritores de Hortolândia é uma iniciativa da Prefeitura para apoiar o trabalho de autores da cidade. O projeto é uma das ações que integra o PVAL (Plano de Valorização do Artista Local), lançado pela Secretaria de Cultura em dezembro de 2023. Por sua vez, o PVAL integra o Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura.

Escritores de Hortolândia que, porventura, queiram contar com o apoio da Prefeitura para lançar seus livros, podem solicitá-lo por meio do site Mapa da Cultura, da Secretaria de Cultura. No site, os escritores devem preencher um formulário on-line, disponível por meio deste LINK. A solicitação de apoio será avaliada pela Secretaria de Cultura.

O primeiro lançamento realizado, em fevereiro deste ano, pelo projeto foi o do livro “Poesias de Isabela”. Já em março, o projeto fez o lançamento da obra “Amores Cósmicos”, da jovem Amanda Sales, de 18 anos. Depois, em maio, foi lançado o livro infantil “O menino que sonhava”, de Alexandre Carmo.

Fonte: Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Hortolândia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui