Por que o Dia dos Namorados é em junho no Brasil?

10

Em quase todo o mundo o dia que os apaixonados celebram seu amor é em fevereiro. Mas os brasileiros adotaram outra data… Veja que é o motivo desta celebração junina.

Para entender por que os brasileiros têm outra data para o seu dia mais romântico do ano, é preciso voltar até 1949. De acordo com a Agência Brasil (órgão de comunicação oficial do governo federal brasileiro) o publicitário João Dória (pai do empresário e ex-governador de São Paulo, João Dória Jr.) era dono de uma agência de propaganda a qual foi contratada para criar uma campanha publicitária para uma rede de lojas de São Paulo. O objetivo era impulsionar as vendas em junho – um mês fraco para o comércio até então.

A maioria dos países do mundo adotou o Valentine’s Day (o dia de São Valentim), em 14 de fevereiro, como uma data para celebrar o amor. Só que no Brasil a efeméride ocorre em um dia diferente, já clássico para os apaixonados do maior país da América do Sul: por aqui, a celebração ocorre em 12 de junho, o Dia dos Namorados.

O que levou os brasileiros a adotarem junho como seu mês dos namorados? Os motivos estão ligados a questões comerciais e também a um santo católico celebrado no neste mês – e comemorado nas tradicionais Festas Juninas. Isso também fez com que junho ganhasse um “status especial” para os namorados.

Fonte: GEOGRAPHIC BRASIL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui