Ndee Naldinho, pioneiro do rap brasileiro, faz show na batalha de rima de Hortolândia.

10

O Evento da Prefeitura será nesta terça-feira (02/07), às 19h; novidade é que os rimadores se enfrentarão no formato kick back

Ndee Naldinho é um dos pioneiros do rap brasileiro. Com mais de 30 anos de carreira, o artista será a atração do evento Batalhas, Rimas & Conhecimento, que a Prefeitura de Hortolândia promove na terça-feira (02/07). A batalha será travada, às 19h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. A classificação indicativa do evento é para maiores de 16 anos.

O evento terá novidade. Os rimadores se enfrentarão no formato kick back. Um oponente faz uma pergunta e outro tem que responder. A batalha de rima da Prefeitura é aberta ao público. Para participar é só “colar” no dia e se inscrever na hora. De acordo com a Secretaria de Cultura, a batalha contará com oito MCs, dos quais quatro serão sorteados dentre aqueles que fizerem inscrição no dia do evento.

Na batalha é proibido falar palavrões, ofender qualquer tipo de público, comunidades étnicas e LGBTQIAPN+, mulheres, pessoas com deficiência (PcD), ou fazer qualquer outro tipo de insulto ou discriminação. Também é proibido aos participantes consumir bebida alcoólica ou usar qualquer tipo de entorpecente.

O anfitrião que dá as boas-vindas aos rimadores é o MC Crônica Mendes. A batalha tem ainda as discotecagens do DJ Romeu.

NDEE NALDINHO

Ndee Naldinho, cujo nome verdadeiro é José Carlos Souza Silva, iniciou sua carreira em meados dos anos 1980. Ele frequentava bailes de black music, promovidos por equipes de som, que foi um movimento cultural marcante nas periferias da cidade de São Paulo na época.

Inicialmente com o nome artístico Ndee Rap, o artista participou de uma coletânea intitulada “O som das ruas”, produzida pela equipe de som Chic Show. Nesse disco, Naldinho gravou as músicas “Rap de arromba” e “O melô da lagartixa”, que se tornou um clássico da sua carreira. O artista já fez parcerias com outros rappers conhecidos. Em 2013, Naldinho participou da música “Não deixe a mínima”, de Edi Rock, integrante dos Racionais MC’s. Essa música também contou com a participação de Crônica Mendes. O disco mais recente de Ndee Naldinho é “Movido pela música”, lançado em 2021.

O QUE É BATALHA DE RIMAS?

As batalhas de rima surgiram praticamente junto com a cultura hip hop nos Estados Unidos, entre os anos 1970 e 1980. As batalhas são duelos travados entre MCs (mestres de cerimônia), que fazem rimas de improviso na hora.

Para estimular a arte da rima entre os jovens, a Prefeitura de Hortolândia começou a realizar o evento “Batalhas, rimas & conhecimento”, em 2022. Neste ano, o evento já recebeu Spinardi, Edi Rock, Faixa Rosa e Jovem MK, Bivolt e Nego Max.

Fonte: Departamento de Comunicação
Prefeitura de Hortolândia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui