Hortolândia reforça para população ir a consultas e exames agendados na rede municipal de saúde

27

Prefeitura trabalha para oferecer serviços de saúde para todos; quando uma pessoa falta em consulta ou exame, prejudica outro morador que também precisa de atendimento médico e gera desperdício de recursos do município

Hortolândia trabalha para ampliar o acesso à saúde pública para todos. Dentre os serviços mais demandados estão consultas e exames médicos. Para que o fluxo de atendimento transcorra com eficiência e sem transtornos, é importante que a população evite faltar em consultas e exames agendados. Infelizmente, o absenteísmo é recorrente na rede municipal de saúde. A fim de diminuir a ocorrência desse fato, a Prefeitura reforça para a população ser responsável e comparecer na data marcada para a realização do serviço solicitado.

De acordo com a diretora de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Fátima Gomes, absenteísmo é o número de faltas registradas de pacientes diante dos serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura. Em média, a taxa de absenteísmo no município gira em torno de 15% a 30%, dependendo do tipo de serviço e da especialidade médica.

Para se ter uma ideia, a diretora menciona o CEM (Centro de Especialidades Médicas), localizado no bairro Jardim Green Park. No ano passado, a unidade agendou um total de 82.000 consultas e exames. O número de pacientes faltosos foi 13.000.

Outro exemplo apontado pela diretora é o número de exames de ultrassom oferecidos pelo município em dezembro do ano passado. No total, foram agendados 2.800 exames, desses 445 pacientes não compareceram.Já na oferta de exames de mamografia, o absenteísmo está em torno de 25%. De acordo com a diretora, em 2024 o município realizou 7.011 exames, desses houe 1.775 faltas.

Diante desses números, a diretora ressalta que o absenteísmo gera prejuízos para a própria população. “Quando um paciente falta numa consulta ou num exame médico, deixamos de oportunizar esses serviços para outra pessoa. Que também precisa ser atendida por estar numa situação ou com um quadro de saúde mais grave”, salienta a diretora.

DESPERDÍCIO

Além disso, a diretora ressalta que o absenteísmo causa prejuízo ao município. “É importante que a população tenha a atitude de cidadania ao comparecer à consulta ou ao exame que agendou. Temos trabalhado para oferecer uma saúde mais humanizada para as pessoas. A partir dessa perspectiva, nosso foco é otimizar os recursos do município na saúde. Por isso, reforçamos a importância da população evitar faltar em consulta ou exame. O absenteísmo provoca desperdício de recursos públicos do município”, reforça a diretora.

Caso não seja possível comparecer na data marcada da consulta ou do exame, a diretora orienta para que o paciente comunique a falta com antecedência. “Ao fazer isso, podemos agendar o próximo paciente que está na fila de espera”, explica a diretora. Outra orientação é para que o paciente justifique o motivo da falta. Ao fazer isso, a falta será avaliada pelo médico ou profissional de saúde que atende o paciente, e dependendo do caso, a consulta ou o exame poderão ser reagendados.

Se o paciente faltar à consulta ou ao exame, volta para o fim da fila e terá que aguardar nova data disponível para ser atendido. “Por isso, reforçamos para que a população compareça na data agendada e evite faltar. É importante que as pessoas tenham esse comprometimento. Pois a Prefeitura também tem o comprometimento de oferecer serviços de saúde e o acesso a eles para a população. O município trabalha para que haja um melhor aproveitamento dos serviços de saúde por parte das pessoas”, salienta a diretora.

Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Hortolândia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui