Prefeitura promoveu a primeira visita do ano, nesta quinta-feira (13/02); equipe da Linha de Cuidado Materno Infantil recepcionou e conduziu gestantes atendidas pela UBS Santa Esmeralda e pelo CAISM
“Bom dia! Sejam bem-vindas a nossa casa, que é também a casa de vocês!” Foi assim, com sorrisos e carinho, que a equipe da Linha de Cuidado Materno Infantil recepcionou gestantes que vieram conhecer a maternidade do Hospital Municipal Mario Covas, em Hortolândia, na manhã desta quinta-feira (13/02).
Essas futuras mamães foram as primeiras deste ano a participar do programa de visita à maternidade, promovido pela Prefeitura. O grupo de visitantes foi formado por 13 gestantes atendidas pela UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Esmeralda e pelo CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), órgão da Secretaria de Saúde.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo do programa de visita é humanizar o atendimento às gestantes, e assim garantir uma gestação segura e saudável para elas e seus bebês. Nesse contexto, as profissionais da Linha de Cuidado Materno Infantil reforçaram a importância das gestantes fazerem o pré-natal e seguirem corretamente as orientações transmitidas pelas equipes de saúde e pelos médicos das UBSs onde são atendidas.
As gestantes conheceram as instalações da maternidade onde serão atendidas quando começarem a entrar em trabalho de parto, pós-parto e internação. Elas são recebidas pelas profissionais da Linha de Cuidado Materno Infantil, que explicam o que é cada uma das salas e espaços visitados.
INTERAÇÃO
As gestantes ainda puderam entrar na sala de internação, onde estão mulheres que já tiveram seus bebês. É um momento em que gestantes e parturientes interagem e conversam entre si para trocar experiências.
Outro local importante que as gestantes conheceram é o berçário patológico, espaço de assistência e cuidados para bebês prematuros ou que apresentam algum problema de saúde. A visita é encerrada com uma roda de conversa, na qual as gestantes fazem perguntas e recebem mais orientações e informações sobre o processo do parto, o hospital e a maternidade.
Para gestantes de primeira viagem, a visita é a ocasião ideal para ter mais informações e esclarecer dúvidas sobre gestação, amamentação e outros temas importantes sobre a chegada do primeiro bebê. Este é o caso de Mariana Santos da Silva, de 24 anos. Moradora do Jardim Novo Ângulo, Mariana está na 36ª semana de gravidez.
“Gostei da visita. Foi uma atividade que teve muito acolhimento por parte da equipe do hospital. Vir aqui para conhecer a maternidade fez toda a diferença para mim. Estou muito ansiosa. Ver como são as instalações da maternidade me deram mais tranquilidade”, elogiou a gestante.
Mariana vai ter um menino, que se chamará Apolo. “É um nome que tem a ver com luz e alegria, que é o que ele vai nos trazer”, conta a futura mamãe.
EXPERIÊNCIA
Mesmo para gestantes que já tiveram bebês antes, a visita é um momento para adquirir mais conhecimentos. Este é o caso de Aline Stefani Morelli Roque, moradora do Jardim Santa Esmeralda.
Aos 32 anos, Aline está na sua segunda gravidez. Ela já tem um filho, Davi, de oito anos. Atualmente, Aline está no quarto mês de gestação. “Como já tive meu primeiro filho, hoje estou mais experiente e tranquila com essa segunda gravidez. Mas mesmo assim, vim para conhecer a maternidade. Achei bem diferente do que ouvi falar de muita gente que fez comentários negativos sobre o hospital”, destacou a gestante.
De acordo com a Linha Materno Infantil do Hospital Municipal Mario Covas, as visitas às instalações da maternidade são realizadas duas vezes por mês, preferencialmente às quintas-feiras.
As gestantes que quiserem vir conhecer as instalações da maternidade, podem agendar a visita na UBS onde são atendidas e fazem o pré-natal. Por sua vez, as UBSs se encarregam de organizar os grupos de gestantes que vão fazer a visita.
A Prefeitura de Hortolândia também realiza pré-natal de risco para gestantes que apresentem algum problema de saúde que possa ser fator de risco, tanto para elas quanto para seus bebês, durante o período de gestação, no parto e no pós-parto. Esse serviço é feito pelo CAISM, localizada na rua José Pereira de Lira, 255, Jardim Green Park. As gestantes de risco são encaminhadas pelas UBSs ao CAISM.
Fonte: Decom/Prefeitura Municipal de Hortolândia