Evento da Prefeitura fortalece a Rede Cultura Viva do município; também será realizada a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais; no sábado (21/02) acontece o 1º Fórum Municipal de Pontos de Cultura
Hortolândia avança com a sua Rede Cultura Viva. A Prefeitura promove a primeira edição do evento Teia Municipal de Pontos de Cultura, nesta sexta-feira (20/02). O evento será, às 18h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda.
A Teia Municipal irá reunir os 20 Pontos de Cultura da cidade, dentre coletivos, grupos e entidades, certificados pelo Ministério da Cultura. Ao realizar o evento, a Prefeitura cumpre mais uma etapa importante para consolidar a Rede Cultura Viva. A criação da rede foi formalizada em cerimônia realizada no fim do ano passado.
A primeira edição da Teia promoverá uma palestra magna com o tema “Pontos de Cultura pela justiça climática”.
Durante o evento também realizada a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC). A eleição aconteceu na 5ª Conferência Municipal de Cultura, realizada em dezembro do ano passado. O evento terá abertura com uma apresentação musical.
FÓRUM
Já no sábado (21/02), será realizado o 1º Fórum Municipal de Pontos de Cultura, às 9h, também no Teatro Elizabeth Keller de Matos.
O fórum é uma instância colegiada, representativa e deliberativa da rede de Pontos de Cultura do município. De acordo com a Secretaria de Cultura, a proposta do fórum é garantir o protagonismo dos pontos nas políticas públicas de cultura.
Durante o fórum, os representantes dos 20 Pontos de Cultura irão discutir três eixos temáticos:
– Eixo 1: Plano nacional Cultura Viva para os próximos 10 anos
– Eixo 2: Governança da Política nacional de Cultura Viva
– Eixo 3: Cultura Viva, trabalho e sustentabilidade da criação artística.
Após as discussões, o fórum promoverá a mostra “Caindo na Teia”, com apresentações artísticas dos 20 pontos que integram a Rede Cultura Viva do município.
O evento Teia Municipal também acontece em âmbitos estadual e nacional. As discussões na edição municipal serão levadas para a Teia Estadual, que será nos dias 27/02 e 01/03. Já a edição nacional acontecerá de 24 a 29/03, em Aracruz (Espírito Santo).
CULTURA VIVA
O Programa Cultura Viva foi instituído pelo governo federal, em 2004. Depois, em 2014, passou a ser política pública, denominada Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). O objetivo é reconhecer e fortalecer ações culturais comunitárias realizadas por Pontos de Cultura. O programa ainda faz o cadastro dos pontos e os articula por meio da Rede Cultura Viva.
Atualmente, a Cultura Viva está inserida na PNAB (Política Nacional Aldir Blanc). Por sua vez, a PNAB foi instituída em 2022, a partir da chamada lei Aldir Blanc, que foi criada, em caráter emergencial, para fornecer recursos com o objetivo de socorrer o setor cultural, cujas atividades foram paralisadas em razão da pandemia. O nome da lei homenageou Aldir Blanc, compositor fluminense que morreu em decorrência da COVID-19.
Fonte: Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Hortolândia


