Estação Jacuba de Hortolândia inaugura exposição sobre brincadeiras antigas

9
CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality = 100

Órgão da Prefeitura abre nova exposição para visitação a partir desta quarta-feira (03/07), às 10h30

Qual é a brincadeira que marcou a sua infância? Essa é a pergunta que a Prefeitura de Hortolândia faz para o público na nova exposição “Revivendo memórias”. A abertura da exposição será, nesta quarta-feira (03/07), às 10h30, no Museu Municipal Estação Jacuba, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco.

De acordo com a servidora municipal Caroline Correa, que integra a equipe do museu, a proposta da exposição é convidar os moradores a fazer uma viagem sentimental ao passado para relembrar as velhas brincadeiras da infância. “O objetivo é fazer as pessoas reviverem as brincadeiras antigas da infância. Também queremos mostrar para as crianças e os jovens de hoje como eram essas brincadeiras antes da tecnologia dominar tudo hoje”, destaca Caroline.

A ideia para a exposição surgiu a partir de comentários e observações feitas por visitantes. Segundo a servidora, ao conhecer a história do espaço e do município, muitas pessoas relembram e contam sobre a época da infância e do que mais gostavam de brincar.

Por isso, a exposição vai mostrar brincadeiras como rodar pião, bola de gude, taco, também conhecido como bets, carrinho de rolimã, dominó, entre tantos outros passatempos antológicos. “A exposição terá caráter interativo e lúdico”, destaca a servidora do museu. Para estimular o público a se divertir, num dos espaços do museu será montado um tapete de amarelinha (foto).

A temática infantil da exposição é também para destacar o período de férias escolares do meio de ano. “Como julho é mês de férias, queremos estimular que as famílias e suas crianças tenham uma maior interação e aproveitem para passar um momento de lazer e divertimento juntos”, explica Caroline.

Durante a semana, a exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30. O centro também abre para visitação no último fim de semana de cada mês, no horário das 9h às 13h.

ESTAÇÃO JACUBA

O Museu Municipal Estação Jacuba ocupa o prédio da antiga estação ferroviária que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. O espaço guarda um acervo de objetos, fotos e materiais antigos relacionados à história da própria estação e do município, que estão agrupados em várias salas. Todos esses materiais são parte importante do patrimônio da cidade.

O espaço fica ao lado da via férrea. Durante a visita, o público poderá ter a sorte de ver o trem passar e registrar o momento com fotos, selfies e vídeos. Por motivo de segurança, o centro orienta os visitantes a permanecerem na área externa cercada com grade para tirar fotos ou fazer vídeos da passagem do trem.

O museu ainda oferece atrativos tecnológicos. Um deles é a câmera de monitoramento de trens que passam na via férrea. A câmera, do modelo 360º, funciona 24 horas. As imagens da câmera são exibidas em tempo real no canal no YouTube do grupo Railcam Brasil. O equipamento foi inaugurado em maio de 2022. Para que os visitantes possam fazer fotos, selfies e vídeos, o centro conta com Wi-Fi, disponibilizado pelo grupo Railcam Brasil.

Fonte: Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Hortolândia

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui