Benefícios do aleitamento materno são destacados durante quarta entrega do Programa “Cuidar”

13

INCLUSÃO SOCIAL. Mais cerca de 170 gestantes receberam kits do Programa da Prefeitura de Hortolândia, na manhã desta quinta-feira (24/04)

Você sabe quais são os benefícios do aleitamento materno, tanto para o bebê quanto para a mãe? Quem está sendo atendida pelo “Programa Cuidar”, da Prefeitura de Hortolândia, já sabe. Durante a quarta entrega do ano dos kits de maternidade, as cerca de 170 mamães presentes e familiares puderam aprender um pouco mais sobre o tema, durante a explanação da cirurgiã dentista Débora Hoffman, representante da Secretaria de Saúde. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (24/04), no auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª. Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro.

“O bebê que é amamentado ao peito é uma criança que se desenvolve muito melhor. Proporciona todo o desenvolvimento da musculatura facial dessa criança, que a mamadeira não consegue fazer. Vai facilitar essa criança de ter uma boa comunicação, porque movimenta corretamente os músculos, fortalece a língua. São inúmeros os benefícios. Reduz o risco de diarreia, de problemas pulmonares e alergias.

Foto: Divulgação

O Hospital vai orientar, as UBS (Unidades Básicas de Saúde) estão preparadas para acolher vocês. Se tiver alguma dificuldade, não está acertando a pega, nós estaremos lá, com o mesmo carinho e com o mesmo cuidado que nós estamos tendo com cada uma de vocês hoje”, explicou Débora, que trabalha no Apoio à Atenção Primária. “O vínculo que você vai desenvolver com o seu filho, quando você consegue amamentá-lo, é uma coisa que vai durar a vida toda. Enquanto sociedade, é um bem sustentável. Isso é cuidar”, destacou a dentista.

Representando o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, que estava em agenda fora da cidade, a primeira-dama e secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Maria dos Anjos Assis Barros, também destacou o caráter social e amplo do Programa.

“Esse programa que hoje atende 169 mãezinhas já está na base de mais de 4 mil mães atendidas. Isso é muito importante, porque quando a gente fala das mães que são atendidas, pensa em mais de 4 mil crianças e na família dessa mãezinha que está sendo atendida pelo Governo e que passa a conhecer um pouquinho mais de tudo que é feito e que vocês têm direito de buscar. Queremos desejar que essa criança seja um bênção na vida de cada um de vocês e que tenham esse cuidado, essa responsabilidade, assim como a gente pede que não faltem às consultas para o desenvolvimento desse bebê, que vocês continuem com esse cuidado na vacinação”, ressaltou a secretária.

Para as futuras mamães, o Programa traz diversos benefícios.

“Me ajuda bastante, bastante. Ainda mais eu que deixei pra fazer tudo em cima da hora. Ajuda na questão psicológica, porque, no momento da gravidez, a gente se sente sozinha. Nas reuniões, a gente vê que não é a única que está passando por várias experiências”, afirmou Rafaela Freitas de Deus, de 20 anos, moradora do Jd. Rosolém, mãe de Ravi Antônio, de 2 anos, e futura mamãe de Elias.

“Conversei com a minha mãe e achamos que iria sair por volta de uns R$ 150, mais ou menos, para comprar o básico, só questão de higiene. O resto sairia muito mais, uns R$ 300 reais. Então, vai ajudar bastante financeiramente”, comentou Regina Vivian Nolasco Cordeiro, também de 19 anos, moradora do Jd. Interlagos e futura mãe do garotinho Oliver.

Saiba mais sobre o “Cuidar”

Foto: Divulgação

O Programa “Cuidar” presta atendimento integral a gestantes e puérperas, residentes em Hortolândia e acompanhadas no período pré-natal por profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde), em UBSs. Com base em relação enviada pela Secretaria de Saúde, as atendidas, a partir da 34ª semana de gestação, recebem o kit com diversos itens de cuidado materno-infantil. Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, mais de 4,4 mil mulheres já foram atendidas, desde o início do Programa até abril deste ano.

O Programa envolve quatro secretarias municipais: Saúde; Inclusão e Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação e Educação, Ciência e Tecnologia. É que, além de acompanhar e orientar as futuras mães durante o processo de gestação, o Programa também promove iniciativas voltadas à inclusão social, educação e empregabilidade de membros do núcleo familiar.

Segundo o secretário adjunto de Inclusão e Desenvolvimento Social, Gérson Ferreira, o Programa tem a pretensão de atender a família de forma ampla.

“A gente trabalha o desenvolvimento de Hortolândia cada vez mais, mas a gente não pode esquecer das pessoas. Esse é o nosso objetivo principal enquanto Prefeitura, enquanto secretarias, é cuidar bem das pessoas”, afirmou o gestor, durante o evento.

Fonte: Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Hortolândia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui