Novo PIC é lançado pela Prefeitura para impulsionar obras em toda a cidade

31

Investimentos em diversas áreas garantem avanços no desenvolvimento social e urbano de Hortolândia; Jd. Amanda será contemplado com maior parque socioambiental da cidade

A Prefeitura de Hortolândia lançou, nesta quinta-feira (21/12), o Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), ação de governo que prevê investimentos de mais de R$ 260 milhões em obras, projetos e ações planejadas para os próximos anos. As intervenções foram apresentadas pelo prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, em uma coletiva de imprensa realizada na área ao lado do Teatro Elizabeth Keller de Matos, no Jd. Amanda, bairro onde será construído o maior parque linear da cidade.

Guiado pelo diálogo, transparência e diretrizes de desenvolvimento para os próximos anos, o anúncio do Novo Programa de Incentivo ao Crescimento projetou as principais obras de infraestrutura e de inovações tecnológicas para a cidade. A escolha do Jd. Amanda como palco de lançamento do programa não aconteceu por acaso. Ancorado pelos investimentos provenientes da linha de crédito do Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata), o bairro receberá, a partir de 2024, um novo parque linear, área de lazer que deve se tornar o maior espaço recreativo da cidade, com academia ao ar livre, parquinho infantil, estacionamento, além de 5.663 quilômetros de ciclovia e pista de caminhada.

Para o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, a construção de uma cidade inteligente e sustentável coincide com o planejamento organizado e ordenado em todos os âmbitos da Administração Pública. “O Novo PIC, nosso Programa de Incentivo ao Crescimento, é a tradução do espírito de nossa Administração. É por meio dele, que vamos dar sequência às ações da Prefeitura, cujo foco principal é o cuidar das pessoas. É a tradução da política de planejamento que estamos executando há quase duas décadas e que agora chega à fase de fazer uma Hortolândia moderna, tecnológica e inteligente. Uma Iniciativa que coloca todas as áreas do serviço público, de maneira planejada, a preparar a cidade para daqui 20, 30 anos, sem esquecer de atender as demandas da população em seu dia a dia”, declarou Zezé Gomes.

Entre as ações programadas para os próximos anos, o anúncio do Novo PIC teve como cerne principal a necessidade de promover o desenvolvimento econômico e otimizar a infraestrutura urbana em todas as regiões e bairros de Hortolândia. Além da construção do maior parque linear da cidade, no Jd. Amanda, o lançamento do Novo PIC prevê outros projetos urbanísticos relevantes para a cidade, como a obra do viaduto sobre a SP 101, no Jd. Sumarezinho. Como forma de otimizar a malha viária urbana do município, o lançamento do novo programa intersetorial da Prefeitura também prevê a construção de uma rotatória no Jd. Nova Europa, além de ligações dos bairros Jd. Nova Europa e Jd. Santa Emília com a estrada do Panaíno, entre outras intervenções.

O Novo PIC também contemplará intervenções ambientais, com a construção de parques no Jd. Nova Hortolândia, Jd. Santiago, Recanto do Sol e Boa Esperança, além da construção de um parque de eventos sob a Ponte Estaiada. Estes investimentos são pensados para promover a preservação ambiental e proporcionar mais qualidade de vida à população.

Sustentado pela missão de promover o desenvolvimento sustentável e inteligente da cidade, o Novo PIC intensificará o Programa de Eficiência Energética com a ativação de 21 usinas fotovoltaicas na cidade. Além de garantir autonomia energética nos 199 prédio públicos, o programa, que recebeu reconhecimento nacional como modelo de energia sustentável, trará reflexos aos contribuintes, já que o excedente energético produzido pelas usinas permitirá descontos da CIP (Contribuição da Iluminação Pública), tributo incidente sobre a conta de energia elétrica. A otimização dos gastos energéticos também será possível com a instalação de luminárias de LED em 56 pontos da cidade.

Priorizar a educação é pensar a cidade à frente

O Novo PIC de Hortolândia promoverá obras para construção, ampliação e reforma de unidades escolares espalhadas pelo município. O programa realizará a ampliação de 12 escolas da rede municipal de ensino e de 3 quadras escolares. Ao todo, 1.500 estudantes serão diretamente beneficiados com as reformas, que deverão ser concluídas ainda em 2024.

O ensino de qualidade para o maior número de crianças será uma das prioridades da Administração Pública Municipal, como mostram os investimentos para construção de duas EMEIs (Escola Municipal da Educação Infantil), no Jd. Alvorada e Orestes Ôngaro, e de duas EMEFs (Escolas do Ensino Fundamental), no Vila Verde e Pq. Vasconcelos. A preocupação com as crianças também é demonstrada com o anúncio da construção de sete creches em regime de “gestão compartilhada”, das quais quatro unidades devem ser entregues em fevereiro de 2024. Ao todo, serão geradas 560 novas vagas. Os investimentos em educação também promoverão a ampliação de vagas em período integral nas unidades de ensino. A ação beneficiará cerca de 2.500 alunos da rede pública.

Investir em saúde para cuidar das pessoas

O anúncio do Novo PIC projetou importantes ações no âmbito da saúde. Por meio da captação de recursos do Governo Federal, a Prefeitura de Hortolândia pretende realizar obras para ampliação, reforma e construção de unidades de saúde. Partes desses investimentos serão destinados à construção de três CAPS (Centro de Atenção Psicossocial): CAPS-I (Infantil), CPAS-VIDA e CAPS-A/D (Álcool e Drogas). O Executivo Municipal também prevê a construção de um Centro de Reabilitação no município e de uma nova UBS (Unidade Básica de Saúde).

A continuidade do cuidado e diagnóstico clínico de pacientes será favorecido com a reforma das três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) nos bairros Jd. Nova Hortolândia, Jd. Rosolém e Jd. Amanda. O Novo PIC de Hortolândia também pretende promover a reforma do CEM (Centro de Especialidades Médicas).

“Lá, em 2018, quando o saudoso Angelo Perugini, lançou o primeiro PIC, estávamos desenvolvendo ações para retomar o desenvolvimento econômico e social. O programa cumpriu seu papel com destaque para obras de mobilidade e para a política de atração de novas empresas, sem esquecer de investir na saúde, educação, inclusão social, entre outras áreas.

Hoje, o Novo PIC chega para organizar e demonstrar para a população um conjunto de obras e ações que estão em andamento ou planejadas a partir de investimentos da Administração. São recursos oriundos da União, do Governo do Estado, da Iniciativa Privada, e de recursos públicos/privados que visam modernizar o sistema viário, melhorar o dia a dia dos cidadãos, ampliar a qualidade de vida e gerar emprego e renda para os moradores da cidade”, finalizou Zezé Gomes.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui